Três super benefícios de cortar os hidratos ‘maus’ da sua dieta

Os hidratos são uma parte essencial da dieta e podem ser encontrados em todo o tipo de alimentos. Mas existem os 'bons' e os 'maus'...


Quase todos os alimentos que ingere contêm hidratos de carbono. Embora seja bom incluí-los na dieta, é importante saber distinguir os ‘bons’ dos ‘maus’.

Os carboidratos simples (ou refinados) são altamente processados e quase sempre privados de qualquer benefício nutricional que possam ter – como a fibra dietética. 

Já os carboidratos complexos (ou não refinados) não são processados e contêm a fibra encontrada naturalmente nos alimentos.

Exemplos de carboidratos complexos incluem vegetais, fruta, legumes, batatas e leguminosas. Esses alimentos geralmente são saudáveis. Por outro lado, os hidratos refinados incluem bebidas adoçadas com açúcar, sumos de fruta, doces, pão branco, massa branca, arroz branco e outros.

Três super benefícios de cortar os hidratos ‘maus’ (ourefinados) da sua dieta

1. Queima gordura imediatamente

Reduzir a ingestão de hidratos com elevado teor calórico reduz automaticamente o número de calorias que consome diariamente, o que força o seu corpo a queimar a gordura armazenada para obter energia, em vez dos açúcares que extrai dos carboidratos.

2. Reduz o risco de desenvolver diabetes

Carboidratos simples são feitos de açúcares simples, e comer muitos pode causar ser prejudicial a um curto e longo prazo. Quanto mais desses hidratos de digestão rápida consome, mais insulina o pâncreas produz, levando à resistência à insulina e possivelmente à diabetes tipo 2.

3. Sentir-se-á mais fortalecido

O corpo precisa de hidratos para funcionar corretamente, e eles são especialmente importantes para o funcionamento adequado do cérebro e dos músculos. Ao mudar de carboidratos simples para combustível de longa duração – frutas e vegetais, pão de trigo integral, aveia, arroz integral, quinoa… – garantirá um fluxo constante de energia.


Like it? Share with your friends!