Acabar com a celulite: as técnicas mais eficazes

A celulite não é uma doença, mas a sua presença pode ter efeitos na auto-estima dos afetados. Saiba aqui como acabar com a celulite.


Acabar com a celulite

Lipodistrofia ginóide, o nome diz-lhe alguma coisa? Não? E se acrescentarmos que, apesar de ser transversal a ambos os sexos, as mulheres são as mais afetadas? Se ainda não adivinhou do que estamos a falar, quebramos aqui o mistério para lhe dizer que estamos a referirmo-nos à inestética celulite, um problema que afeta cerca de 80% do sexo feminino.

Apesar de não ser uma doença, a celulite pode pôr em causa a qualidade de vida dos afetados. Nas mulheres, a celulite aparece a partir da puberdade de forma natural e costuma situar-se na parte externa das coxas e interna dos joelhos, glúteos e abdómen.

Facilmente identificável pelo aspeto irregular que confere à pele, semelhante à superfície da casca de uma laranja (daí a expressão “pele casca de laranja” utilizada para a caracterizar), a celulite é resultado da confluência de diversos fatores.

Entre eles encontram-se as alterações do metabolismo e da arquitetura das células de gordura (por isso, também aparece em mulheres magras), alterações na microcirculação e retenção de líquidos, as hormonas (femininas e tiroideias), a genética, os hábitos alimentares e o estilo de vida.

Como referimos anteriormente, a celulite não é uma doença, mas a sua presença pode ter efeitos nefastos na auto-estima dos afetados. Levanta-se então a grande questão: como acabar com a celulite?

Da alimentação à prática de exercício físico, passando pelo tipo de roupa que utiliza, vamos deixar-lhe com alguns conselhos e técnicas que a ajudarão a ver-se livre da celulite.

Técnicas para acabar com a celulite

Alimentação

Opte por uma alimentação rica em frutas e verduras, ricas em fibra. Reduza a ingestão de gorduras, açucares e sal.

Corte nos refrigerantes e bebidas alcoólicas (fornecem somente calorias sem qualquer valor nutritivo) e substitua-os por sumos naturais água (2 litros por dia). Aliás, ao beber água estará a reforçar o processo natural de desintoxicação do organismo, aumentando a elasticidade da pele e acelerando a circulação sanguínea.

Substitua as carnes vermelhas por fontes magras de proteínas, como aves, peixe e carnes brancas. Prefira alimentos integrais porque, para além de boas fontes de fibra, ajudam a diminuir a absorção de gorduras e contribuem para a regulação do intestino.

Aposte na ingestão de frutas ricas em vitamina C (laranjas, toranjas, tangerinas, etc.). Estes alimentos ajudam na síntese da proteína colagénio responsável pela elasticidade da pele.

Perder peso

A celulite mais não é do que pequenos depósitos de gordura acumulada. De modo a secar esses depósitos, o melhor que tem a fazer é perder peso. Ingerir chá verde, que contém antioxidantes que aceleram o metabolismo, inibem a absorção de gordura e ajudam a regular o açúcar no sangue pode ser um precioso auxiliar.

Exercício físico

Para além de ajudar a queimar calorias e, consequentemente, perder peso, o exercício físico regular promove o bem-estar e ajuda a expelir toxinas através da transpiração contribuindo para a eliminação da celulite.

Caminhada, dança, bicicleta ou natação, são atividades que estimulam o metabolismo e a combustão de gorduras. Deverá, igualmente, efetuar alguns exercícios localizados como agachamentos, leg press (treino de pesos individual, no qual a pessoa empurra um peso para longe dela, usando as pernas) e trabalho de glúteos.

Três exercícios para acabar com a celulite que pode fazer em casa:

  1. Com uma perna à frente da outra e os joelhos dobrados a 90º, afunde o joelho em direção ao chão, salte para trocar a posição das pernas e afunde com a perna oposta. Repita 3 séries de 12 repetições.
  2. Com as mãos e joelhos apoiados no chão, levante uma perna e contraia os glúteos até o tronco formar uma linha reta. Expire e repita o movimento durante 3 séries de 10 repetições para cada perna.
  3. Deite-se de tronco firme com as pernas para o ar. Sem deslocar a lombar ou fletir os joelhos, desça uma das pernas sem tocar no chão e repita o movimento. Execute 3 séries de 10 repetições para cada perna.

Tratamentos

Existem, atualmente, inúmeros tratamentos muito eficazes na guerra à celulite como massagens manuais ou equipamentos modernos que recorrem a diferentes tecnologias para queimar gordura, ativar a microcirculação, e uniformizar a pele tipo casca de laranja.

Hidratação

Não é só a água que lhe permite manter-se hidratado. Alimentos ricos em água como o pepino, melancia ou brócolos também ajudam nesta tarefa.

Através da hidratação, estimulamos o organismo a usar os rins para eliminar os resíduos tóxicos, libertando o fígado para a mobilização e conversão das gorduras em energia.

Evitar utilizar roupa apertada

Roupas apertadas dificultam a circulação do sangue contribuindo, deste modo, para o surgimento ou agravamento da celulite.


Like it? Share with your friends!