A importância da saúde mental

É muito fácil sermos dominados por pensamentos e sensações negativas. Por isso é importante cuidarmos da nossa saúde mental.


saúde mental

Por vezes, o surgimento de um problema de saúde tem o condão de descobrir um outro, mais profundo e enraizado que até então tinha passado despercebido. Foi um pouco isto que acabou por acontecer com a pandemia de Covid-19 com a saúde mental.

O desconhecimento sobre a doença e suas consequências sobre o organismo a que se juntam as medidas draconianas implementadas pelos diversos governos para a sua mitigação e a solidão decorrente das quarentenas forçadas, trouxeram para o debate público a importância da saúde mental.

Se em condições normais, e ao contrário daquilo que ainda é, infelizmente, uma opinião popular pouco informada, todos, em maior ou menor grau, somos afetados mentalmente pelo ambiente que nos rodeia, num momento tão distópico quanto o que vivemos, a pressão sobre a nossa saúde mental é ainda maior.

O medo, a ansiedade e o stress acumulam-se. Sentimo-nos sozinhos e desamparados, mas não tem que ser assim.

Assumir o que se sente e desabafar, nem que seja por telefone ou videochamada, podem valer ouro. De igual modo, evitar sensacionalismos noticiosos causadores de ansiedade desnecessária e procurarmos viver o mais normalmente possível as nossas vidas, isto é, continuar a dar-lhes um sentido no meio do caos, tem efeitos positivos sobre a nossa sanidade mental.

Deixamos-lhe, de seguida, estas e outras dicas sobre como manter a mente ocupada e saudável durante estes estranhos tempos.

Dicas para manter a serenidade em tempos de pandemia

Converse sobre os seus receios com alguém em quem confie

Falar com pessoas em quem confia pode ajudar a lidar com as suas emoções. Contacte os seus amigos e familiares. É possível que perceba que também eles sentem o mesmo.

É muito fácil sermos dominados por pensamentos e sensações negativas ao longo deste período, por isso, procure falar com pessoas que estão a lidar melhor com as dificuldades e evite as que estejam muito ansiosas.

Aproveite as novas tecnologias e marque, por exemplo, um café virtual com uma pessoa amiga.

Em caso de necessidade, pode contactar o seu Médico de Família ou o Serviço de Saúde Mental da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.

Mantenha um estilo de vida saudável

Não poder sair de casa durante um longo período de tempo é difícil, mas existem formas de atenuar as dificuldades. Organizar as tarefas do seu dia-a-dia, fazer exercício físico, manter um regime alimentar equilibrado e uma rotina de sono, são pequenos nadas que o ajudam a manter-se mais tranquilo e centrado.

Não fume, não consuma álcool e não consuma drogas na tentativa de lidar com as suas emoções. E se tiver problemas com álcool e drogas procure ajuda.

Aproveite o tempo disponível para se enriquecer física e intelectualmente

Leia um livro, faça aquelas reparações na casa que tinha prometido a si mesmo, aprenda uma nova língua ou dedique-se a um novo hobbie. Tudo vale para que mantenha o corpo e a mente ocupados e, com isso, obtenha uma maior tranquilidade.

Tenha atenção às suas fontes de informação

As redes sociais são uma fonte altamente fiável de desinformação. Aguce o espírito crítico e procure informação mediada por jornalistas ou que sejam disponibilizadas por instituições oficiais como a DGS.

Procure consultar fontes de informação fiáveis e em que possa confiar, tais como:

  • Informações e Esclarecimentos Oficiais do Governo Sobre a COVID-19
  • covid19estamoson.gov.pt
  • covid19.min-saude.pt
  • Direção-Geral de Saúde
  • www.dgs.pt

Limite as suas preocupações e inquietações, e as da sua família, diminuindo o tempo durante o qual está a ver ou a ouvir notícias que considere perturbadoras.

Memória e resiliência

Em momentos de grande stress e/ou ansiedade, temos a tendência para duvidarmos da nossa capacidade para ultrapassarmos os problemas. Se somos capazes de pensar isto, começamos a entrever a resposta.

Se conseguimos perceber, no presente, que experienciamos o temor de quebrarmos numa ou outra situação do passado, significa que vencemos essa situação.

Por isso, recorra a capacidades e competências que já o ajudaram no passado a lidar com situações adversas e utilize-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes desta pandemia e siga as orientações das autoridades.

Obtenha conhecimentos acerca dos seus fatores de risco e sobre as precauções a tomar.


Like it? Share with your friends!