Dicas para uma rotina saudável em casa

Nos dias de teletrabalho e quarentena, precisamos de criar rotinas saudáveis em casa. Fique já a conhecer a dicas que lhe recomendamos


rotina saudável em casa

A pandemia veio trocar-nos as voltas. Termos como quarentena ou isolamento tornaram-se no pão nosso de cada dia e implicaram uma mudança nas nossas rotinas de trabalho, entretenimento e lazer.

Atirados para o conforto do lar por força da entrada em vigor das medidas impostas pela necessidade de controlar a propagação da pandemia de Covid-19, muitos portugueses debatem-se para encontrar um novo ponto de equilíbrio nas suas vidas quotidianas.

Essencial não só do ponto de vista profissional, como do ponto de vista da saúde física e mental, a criação de uma rotina saudável em casa nestes tempos de isolamento social assume um carater decisivo.

Por isso, caso se encontre nesta situação, venha connosco. Vamos deixar-lhe algumas dicas para o ajudar a adaptar-se a este “novo normal” e criar uma rotina saudável em casa.

Dicas para uma rotina saudável em tempos de isolamento

1.Criar uma lista de tarefas diárias

Uma lista escrita de tarefas pode ser de uma grande utilidade para adquirir competências na gestão do tempo. Por outro lado, constitui uma verdadeira sensação de realização ir eliminando as tarefas já cumpridas.

2. Faça pausas regulares

Da mesma forma que trabalhar a partir de casa não implica desrespeitar horários de expediente ou desleixo, o mesmo se aplica aos direitos que lhe assistem como as pausas.

Embora possa pensar que é mais produtivo ficar permanentemente sentado em frente ao computador, não se deve deixar de fazer uma pausa a cada duas horas, para não aumentar o grau de fadiga ou a perda de concentração nas tarefas a realizar.

Uma última nota, uma rotina saudável em casa passa, igualmente, por não estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Isto vale para a sua entidade empregadora e para os familiares. Deve preservar o espaço pessoal e tirar um tempo só para si.

3. Durma bem

Já diziam os antigos que “dormir é meio sustento” e nada se aplica melhor ao momento atual do que este adágio.

Assegurar uma boa higiene do sono, mantendo horários regulares de deitar e levantar ao longo da semana (incluindo ao fim de semana), é importantíssimo para a sua saúde física e mental.

4. Planeie as refeições

Planeie as refeições com alguma antecedência incluindo alimentos que façam parte de um plano alimentar saudável. Planeie igualmente as refeições intercalares, como lanches da manhã e tarde; assim pode evitar episódios de ingestão compulsiva.

Após uma refeição deve sentir-se saciado, mas não deve ter a sensação de que “comeu demais”.

Opte por produtos alimentares produzidos localmente, tais como legumes frescos e proteínas magras. Não tenha no frigorífico alimentos ricos em calorias, gorduras e açúcar.

5. Mantenha-se hidratado

Beber água ou sumos de fruta naturais, sem açúcar, ao longo do dia contribui para uma sensação de maior saciedade, reduzindo a vontade de comer. Para além disso, e caso esteja em teletrabalho, reabastecer a sua bebida é uma ótima desculpa para se levantar e esticar as pernas.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

6. Evite alimentos densamente energéticos

Comer, por exemplo, uma barra energética enquanto se apanha um comboio para nos levar ao trabalho é algo completamente diferente do que fazê-lo por sistema quando está em casa porque não terá tantas oportunidades de o seu corpo consumir esse boost energético.

Isto acaba por resultar num aumento de peso e em maiores dificuldades em descansar plenamente.

Privilegie as opções menos industrializadas, como por exemplo, um bolo ou biscoitos feitos em casa, envolvendo se possível, a família.

7. Faça exercício físico

30 minutos de atividade física moderada a intensa permite-lhe perder até 150 kcal, reforça o sistema imunitário, melhora a qualidade do sono e reduz a tensão, depressão, raiva e confusão providenciando um acréscimo da vitalidade, vigor e clareza.

Nas crianças e adolescentes, o tempo de atividade física deverá ser de pelo menos 60 minutos por dia.

8. Trabalhe para si e para a casa

Reparar, reutilizar, criar, melhorar são bons meios para se manter ocupado e de se sentir útil.

Aproveite para mudar lâmpadas para outras de menor consumo, prepare as janelas para o inverno, plante uma mini horta de ervas aromáticas ou ofereça a si próprio um pequeno jardim, são algumas das coisas que o podem ajudar a manter-se saudável.


Like it? Share with your friends!