Rituais de autocuidado na rotina diária


Rituais de autocuidado
Rituais de autocuidado

Se você não cuidar de si, ninguém o fará, mas para que isso aconteça há rituais de autocuidado diário que não deve negligenciar.

Os primeiros momentos da manhã são, por norma, definidores da forma como vamos encarar o dia que temos pela frente, por isso é muito importante começarmos o nosso dia de forma tranquila, serena, feliz, saudável, positiva e enérgica.

Como tudo isso pode não ser fácil temos, antes de mais, de começar a criar uma rotina de autocuidado.

Comece por:

> Definir a hora a que gostaria de acordar todos os dias;

> Estabelecer quanto tempo pode dedicar à sua rotina matinal;

> Não ligar o telemóvel até que a rotina matinal termine;

> Escolher os rituais/atividades para incluir na sua rotina matinal;

> Colocar no calendário/agenda a rotina matinal;

> Cumprir o seu compromisso diariamente.

Feito isto, para que o bem-estar se prolongue ao longo de todo o dia, há uma série de rituais de autocuidado que deve cumprir. Venha conhecê-los.

Rituais de autocuidado

• Uma boa noite de sono

Diz o povo que dormir é “meio-sustento” e não podia estar mais certo. Não há melhor forma de começar o dia do que dormir uma noite descansada. O sono ajuda à recuperação do seu corpo, torna a mente mais equilibrada e contribui para que viva o dia com mais energia.

• Comece do dia docemente

Comece o dia docemente com um chá de gengibre e mel. De acordo com a ayurveda, beber um chá de gengibre com mel logo pela manhã purifica o corpo e ajuda à digestão.

Meditação

Antes de pôr toda a “máquina e movimento”, pare e escute a sua mente. A melhor forma de o conseguir é fazê-lo logo pela manhã, período em que a sua mente está limpa depois de uma reparadora noite de sono.

Entre outros benefícios, a meditação ajuda a controlar a ansiedade, a colocar os problemas em perspetiva e a pensar com mais clareza.

• Banho e Oleação

Além de essencial a uma boa higiene, o ritual do banho é essencial para um relaxamento mais profundo, especialmente se for demorado (convém definir um horário diário para que “atropele” os seus outros afazeres).

Experimente, por exemplo, incorporar terapias de oleação neste ritual diário. Mencionadas nos textos antigos ayurveda, as terapias de oleação consistem na aplicação de óleos sobre o corpo com o intuito de aumentar a oleosidade, fluidez, maciez e humidade na pele.

A prática regular da oleação é altamente recomendada e promove, entre outras cosias, a nutrição e rejuvenescimento do corpo, alivia a fadiga psicológica e mental, remove toxinas e aumenta a vitalidade.

Yoga

Ao trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, o yoga, para além de uma excelente ferramenta de controlo da ansiedade e do stress, é promotor da melhoria do equilíbrio, da concentração, da sensação de bem-estar e, consequentemente, do humor.

• Escreva sobre suas emoções

A escrita é uma excelente forma de nos ajudar a perceber e ordenar os nossos sentimentos. Tentar colocar no papel a forma como decorreu o seu dia ou escrever sobre o momento por que está a passar ou gostaria de viver pode ser uma forma de promover a reflexão sobre si e a sua vida.

• Ler algo inspirador

Ler é o melhor remédio para a sua mente. Para além de estimular a sua mente, aumentar o seu conhecimento, a leitura ajuda a colocar em “pause” o mundo à sua volta fazendo encontrar-se consigo próprio e servir de inspiração para um novo dia.

Uma boa forma de começar/retomar a sua prática é estipular pequenos períodos, como algo entre 5 ou 10 minutos, para a leitura. Deste modo, você sente que avançou e, se quiser continuar, estende a prática por mais 5 ou 10 minutos.


Like it? Share with your friends!