Um diário é na verdade apenas um caderno que pode ter qualquer número de funções. Pode usá-lo como um calendário ou lista de tarefas diárias ou como recetáculo dos seus segredos mais sombrios.
Vamos analisar algumas das melhores maneiras de usar um diário e como elas podem beneficiar-nos.
Sendo assim veja algumas dicas para começar:
Não é apenas para planear –

Normalmente, um diário tem uma agenda mensal, semanal e diária, mas existem muitas outras maneiras úteis de o personalizar.
Registar de hábitos –

Registe os seus hábitos para ver se está a atingir os seus objetivos ou se precisa de fazer alguma alteração.
Registar de hábitos –

Basta criar uma tabela com a sua lista de objetivos e uma caixa para cada dia do mês. Pinte ou faça um visto na caixa do dia sempre que atingir o seu objetivo — por exemplo, fazer exercício, ou beber oito copos de água por dia.
Registar de hábitos –

No final do mês, pode verificar se está no caminho certo.
Registar de hábitos –

Também pode usar isto para registar comportamentos que está a tentar mudar, como fumar ou acordar atrasado para o trabalho.
Listas úteis –

Faça uma lista de coisas divertidas ou interessantes para fazer. Quando sentir tédio ou inquietação, poderá verificar a sua lista de atividades em busca de inspiração.
Listas úteis –

Por exemplo, uma lista de filmes ou programas de TV que pretende ver pode impedir horas de scrolling na Netflix.
Listas úteis –

Projetos caseiros divertidos podem ser uma excelente distração, além de serem produtivos. Pense no que gostaria de adicionar à sua lista. Talvez um projeto de decoração para a casa ou um tratamento de beleza caseiro.
Controlar as despesas –

Poupar dinheiro é sempre uma boa ideia. Quer esteja a tentar pôr dinheiro de lado para uma grande viagem ou apenas para ter um fundo de emergência, um diário pode ajudar no planeamento.
Controlar as despesas –

Faça uma lista realista das suas despesas mensais. Calcule uma meta razoável para a quantidade de dinheiro que consegue poupar em cada mês.
Controlar as despesas –

Se tem a tendência de fazer compras por impulso, experimente anotar os itens que se sente tentado(a) a comprar numa lista à parte. Verifique a lista no final da semana ou mês e veja quais itens realmente deseja e pode pagar.
Planos de refeições –

Planos semanais de refeições e listas de compras podem fazer bem tanto à sua saúde como à sua carteira!
Planos de refeições –

O planeamento das receitas que gostaria de fazer na semana seguinte pode ajudar a evitar opções rápidas e menos saudáveis quando não sabe o que cozinhar.
Planos de refeições –

Isso também pode ajudar a criar uma lista de compras mais precisa para não gastar demais no supermercado ou deixar ingredientes não utilizados a estragarem-se no frigorífico.
Personalize-o –

Reserve tempo para pensar no seu trabalho, responsabilidades, estilo de vida e tarefas diárias. Talvez haja uma secção que possa personalizar de acordo com as suas próprias necessidades
Personalize-o –

Por exemplo, se ensina os seus filhos em casa, uma programação diária e um plano de aula podem ser muito úteis para manter uma boa rotina em casa.
Despejo cerebral –

O despejo cerebral é uma secção dedicada a organizar a sua mente quando está a ruminar em preocupações. Escreva simplesmente “despejo cerebral” no topo de uma página e anote quaisquer pensamentos ou preocupações que estejam a ser uma distração.
Gratidão –

Reserve uma secção para registar as coisas pelas quais tem gratidão e as de que se orgulha, por menores que sejam. Às vezes, até o simples ato de sair da cama merece uma medalha!
Gratidão –

Isto pode ajudar a tornar o seu pensamento mais positivo. É sempre bom parar por um minuto e pensar em todas as coisas boas que tem, em vez das coisas que não tem.
Apontar pensamentos –

Este caderno também pode ser usado como um diário tradicional, para registar os seus pensamentos e experiências. Escrever um diário traz vários benefícios à saúde mental e física.
Papel e caneta ainda são a melhor solução –

Os estudos mostram que escrever algo em papel pode ajudar a processar a informação mais detalhadamente do que se as digitar no computador. Escrever à mão é mais lento, o que nos força a sermos mais concisos e a resumir os nossos pensamentos com mais eficácia.
“Mindfulness” –

Dedicar tempo para escrevermos sobre o nosso dia ajuda-nos a concentrarmo-nos no momento presente. É fácil perdermos a conexão connosco mesmos se nunca pararmos para perceber o que está a acontecer.
Melhorar a memória –

Escrever sobre algo que aconteceu recentemente ajuda a solidificá-lo na nossa memória. Escrever sobre os eventos passados ajuda-nos a trazer de volta os detalhes que pensávamos que tínhamos esquecido
Efeitos do stresse no corpo –

O stresse afeta o corpo de várias maneiras que podem ter um impacto negativo na nossa saúde.
Reduzir os efeitos do stresse –

Escrever sobre as suas experiências pode ser terapêutico e é considerado uma ferramenta eficaz de gestão de stresse. Reduzir os seus níveis de stresse traz diversos benefícios para a sua saúde física.
Obter um grande plano da sua vida e identidade –

Anotar os eventos da nossa vida e os nossos sentimentos em relação a eles pode ajudar a desenvolver uma melhor compreensão de nós mesmos e da nossa identidade.
Resolver problemas –

Escrever sobre os problemas que estamos a enfrentar permite-nos decompô-los em problemas mais pequenos e possivelmente encontrar uma nova abordagem
Resolver disputas –

Da mesma forma, o registo no diário pode ajudar a resolver as divergências que está a ter com outras pessoas. Escrever sobre o incidente pode levar à compreensão da perspetiva da outra pessoa e ajudar a encontrar uma solução.
Comece hoje o seu diário ! –

Seja para organização, redução do stresse ou crescimento pessoal, incorporar um diário na sua rotina diária só traz vantagens!