Ómega-3 reduz complicações e risco de morte após ataque cardíaco

Estes alimentos podem ajudar pacientes que sofrem de problemas cardiovasculares, diz um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.


Uestudo descobriu que a dieta certa pode realmente reduzir complicações e risco de morte após um ataque cardíaco. Investigadores em Espanha afirmam que comer fontes animais e vegetais de ácidos gordos (gorduras polinsaturadas) ómega-3 tornam o coração mais resistente durante e após um evento cardíaco.

Para chegar a esta conclusão, a equipa examinou 950 pacientes que foram levados ao hospital após um ataque cardíaco. Os níveis de ómega-3 de cada paciente foram medidos através de amostras de sangue. Isso permitiu aos investigadores verem a quantidade dessas gorduras que os pacientes com ataque cardíaco ingeriram nas semanas que antecederam a hospitalização.

Após a alta, os autores do estudo acompanharam os pacientes durante três anos para ver se eles sofreram algum contratempo. Os resultados mostram que uma grande quantidade de ómega-3 no sangue no momento de um ataque cardíaco leva a menos complicações após a alta do hospital.

Que alimentos podem aumentar os níveis de ómega-3?

Peixe e suplementos de óleo de peixe tornaram-se uma fonte popular de ómega-3. Embora o salmão e a cavala sejam ótimas maneiras de aumentar essas gorduras, existem muitas alternativas. Para vegetarianos e veganos, as opções incluem algas marinhas, sementes de chia, sementes de linhaça, feijão e frutos secos. 


Like it? Share with your friends!