Médicos alertam: Urticária e diarreia também são sintomas da Covid-19

O aparecimento de edemas na pele e a ocorrência de problemas gastrointestinais, tais como diarreia, embora menos comuns também são sintomas indicadores da infeção por SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença da Covid-19.


Segundo as autoridades de saúde, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ou Direção Geral de Saúde (DGS), os principais sintomas da Covid-19 são febre, tosse seca persistente e dor ou dificuldade ao respirar.

Contudo, à medida que se têm realizado mais estudos em todo o mundo, começaram a ser detetados outros sintomas igualmente graves, mas menos comuns, que incluem: dores musculares, conjuntivite, perda de olfato ou de paladar, inflamação na garganta, dor no peito, entre outros. 

E agora, de acordo com médicos espanhóis há outros dois sintomas que é necessário ter em atenção, nomeadamente a urticária e a diarreia. Sendo que a diarreia já havia sido previamente identificada como sintoma em vários estudos internacionais. 

“Suspeitámos desde o início que haveria outros sintomas”, disse em declarações ao jornal El País Ricardo González, diretor do centro de saúde de San Fermín, em Madrid, destacando a urticária e a diarreia como possíveis sinais da doença. 

Acrescentando: “quando chega alguém com estes sintomas é reencaminhado para a zona dos cuidados respiratórios”. 

Já na semana passada um artigo publicado no periódico científico British Medical Journal, apontava para sintomas menos comuns da Covid-19, destacando a perda de olfato, juntamente com complicações gastrointestinais – que incluem diarreia, dores de estômago, náuseas e vómitos -, problemas cardiovasculares, neurológicos e de visão. 


Like it? Share with your friends!