Grelina. O que é e como tem influência na nossa vontade de comer

Esta hormona tem um papel essencial no nosso apetite.


Entre as hormonas que regulam o apetite, há uma que se destaca – a grelina. Esta hormona é capaz de determinar se sentimos mais ou menos vontade de comer.

A Dra. Nuria Vilarrasa, coordenadora da área de Obesidade da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN), explicou à abc que esta é uma hormona produzida pelo estômago, sendo a única das hormonas intestinais que é capaz de estimular a sensação de fome. “As suas concentrações aumentam com o tempo desde a última refeição, promovendo a ingestão por meio da sua ação em determinadas áreas do cérebro”, disse a médica.

Mas essa não é a única função da grelina, pois como comenta a médica, além de estimular a ingestão, “tem efeito no metabolismo de carboidratos e lípidos”. “A grelina reduz a secreção de insulina pelo pâncreas e estimula a produção de glicose no fígado, aumenta a concentração de lípidos, reduz o gasto de energia, mas regula positivamente o metabolismo ósseo e previne a atrofia muscular”.

Controlar a ação desta hormona é possível com a manutenção de certos hábitos saudáveis. Estes passam por uma alimentação saudável e equilibrada, evitar jejuns prolongados e exercício físico.


Like it? Share with your friends!