A gordura que se acumula no perímetro abdominal apresenta-se como um pesadelo para muitos de nós, em especial no verão. Este não é, contudo, apenas um problema estético. O grau de gordura abdominal acumulada pode significar sérios riscos para a saúde.
O perímetro da cintura ou abdominal é um meio para avaliar a deposição de gordura no organismo, assim como para avaliar o possível risco metabólico e de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
No homem, o perímetro deve ser inferior a 94 cm e na mulher inferior a 80 cm. Caso os valores ultrapassem, respetivamente, os 102 cm e os 88 cm estamos perante um risco elevado para a saúde cardiovascular. Apesar de ser transversal aos dois sexos, a gordura abdominal feminina é a mais prevalente.
Face a estes factos, uma pergunta impõe-se: como queimar a gordura abdominal?
Como eliminar gordura abdominal?
Alimentação saudável
O primeiro passo para uma vida mais saudável sem gordura abdominal acumulada passa, invariavelmente, por uma alimentação mais equilibrada. Ao aumentarmos o consumo de legumes, verduras, cereais, proteínas magras (carnes brancas, tofu, etc.) e de fibras em todas as refeições estaremos a ajudar à aceleração do metabolismo e, consequentemente, a favorecer a queima de gordura.
Doces, fritos e alimentos congelados prontos a comer devem ser evitados.
As refeições devem graduais e regulares ao longo de todo o dia evitando, deste modo, a produção exagerada de insulina e o aumento da massa gorda.
Atividade física regular
O sedentarismo é uma das principais razões da acumulação de gordura, em especial a abdominal.
Se não puder ou não tiver tempo para com os recomendados 150 minutos de exercício físico, de moderado a intenso, por semana (aproximadamente 30 minutos por dia), vá se mexendo ao longo do dia. Vá a pé ao café ou ao supermercado, por exemplo.
Pequenas alterações de hábitos diários podem significar muito ao longo da semana.
A combinação de exercício cardiovascular como a corrida com uma dieta equilibrada é a solução para reduzir a gordura corporal de vez.
Chá verde
A água é fonte de vida, mas a ela deve adicionar os chás. Para além de também estar a consumir água, os chás ajudam a eliminar toxinas e o excesso de líquido acumulado no corpo. Em acréscimo, alguns chás ajudam a acelerar o metabolismo e favorecerem o processo de queima de gordura, o que contribui para a perda de peso.
Um chá verde é ótimo para a diminuição da barriga, enquanto um chá diurético ajuda na eliminação do excesso de líquidos do corpo, desinchando a barriga.
É muito importante garantir uma boa hidratação para assim facilitar a eliminação das toxinas pelo intestino e pela urina, pois quando há uma grande queima de gordura localizada, há também uma grande libertação de toxinas pelo corpo.
Para ajudar a regular o intestino, consuma sementes como o sésamo ou a linhaça, adicionando 1 colher (de sopa) em cada refeição. Para garantir a eliminação das fezes, beba 2 litros de água, sumo ou chá sem açúcar, todos os dias.
Massajar a barriga com creme redutor de gordura
As massagens no perímetro abdominal com cremes redutores ajudam a ativar a circulação sanguínea e modelam a silhueta. De acordo com a composição de cada um destes cremes, pode experienciar maiores ou menores efeitos no processo de ativação da circulação sanguínea e mobilização da gordura.