Estudo descobriu a melhor maneira para gerir o stress durante a pandemia

Investigadores da North Carolina State University e do Georgia Institute of Technology concluem que quanto mais uma pessoa conhece a Covid-19, menos stress relacionado à pandemia ela sente.


A atual situação de pandemia continua a afetar a saúde mental, provocando sentimentos de stress e ansiedade. Agora, um novo estudo publicado no Journal of Gerontology: Psychological Sciences descobriu que o conhecimento/informação é talvez o nosso melhor aliado nesta luta.

Os investigadores da North Carolina State University e do Georgia Institute of Technology concluem que quanto mais uma pessoa conhece a Covid-19, menos stress relacionado à pandemia ela sente. Além disso, fazer planos pós-pandemia é outra maneira eficaz de os adultos mais velhos se sentirem mais tranquilos. Esta relação não foi observada entre adultos mais jovens.

“A Covid-19 é uma doença nova – não é algo com que as pessoas se preocupassem antes”, disse a co-autora do estudo e professora de psicologia, Shevaun Neupert, citada pela Study Finds. “Portanto, queríamos ver como as pessoas estavam a responder a essa nova fonte de stress”.

Os investigadores entrevistaram 515 adultos norte-americanos com idades entre os 20 e 79. O participante médio tinha pouco menos de 40 anos, mas 46 dos 515 participantes tinham mais de 60 anos. Todas as pesquisas foram concluídas entre 20 de março e 19 de abril. Uma parte dessas pesquisas apresentou um questionário de 29 perguntas desenvolvido para avaliar o grau de conhecimento de cada participante em relação à Covid-19. 

As pessoas que conseguiram responder a mais perguntas corretamente sobre o novo coronavírus também apresentaram níveis mais baixos de stress. Isto verificou-se em todas as faixas etárias.

“Descobrimos que conhecimento é poder. O conhecimento reduz a incerteza, e a incerteza pode ser muito stressante”, explica Neupert. “Embora especulativo, é provável que o conhecimento sobre o novo vírus reduza a incerteza, o que por sua vez reduz a sensação de sstresse pandémico”.

Conforme mencionado anteriormente, os adultos mais velhos também parecem ter uma vantagem adicional quando se trata de vencer o stresse do novo coronavírus: fazer planos para o futuro. Para adultos com mais de 52 anos de idade, fazer planos resultou em níveis de stress mais baixos.


Like it? Share with your friends!