Dicas para manter uma boa saúde oral durante as férias

Os conselhos são da Impress - uma clínica especializada exclusivamente em ortodontia invisível que tem como missão democratizar o acesso a este tipo de tratamento, ao possibilitar que o paciente só tenha de realizar uma única consulta presencial, podendo dar continuidade ao processo em qualquer lugar e até em viagem.


Uma boca saudável conduz a uma vida mais saudável e confiante. Disso, não temos dúvidas. Mas nos meses de verão, altura de férias por excelência, é certo que passamos mais tempo fora de casa e para garantir que a higiene oral não sai prejudicada, a Impress, clínica especializada exclusivamente em ortodontia invisível, deixa cinco cuidados simples:

1. Beba muita água

“Beber muita água, diariamente, é fundamental para o bem-estar e saúde de todo o corpo, sobretudo durante a época de calor. Também para a saúde oral em específico a ingestão de água é importante, já que humedece a boca, prevenindo o mau hálito (a boca seca é uma das principais causas de mau hálito), e reduz a aglomeração de bactérias na placa dentária. Ande sempre com uma garrafa de água e, após as refeições, aproveite para também bochechar um pouco”, dizem em comunicado.

2. Tenha sempre um kit de limpeza na mala da praia

“Com as idas à praia e não só, tendemos a não lavar os dentes com a regularidade ideal.  Embora possa encontrar algumas alternativas que ajudem a limpar os resíduos de alimentos acumulados, como uma pessoa prevenida vale por duas, esteja sempre preparado com um kit de limpeza com escova e pasta de dente e aproveite todas as oportunidades para ir à casa de banho refrescar os seus dentes e boca”, aconselham.

3. Opte por refeições leves, mas equilibradas

“Entre passeios pela natureza e tardes de piscina, acabamos por escolher refeições mais leves e rápidas. Ainda assim, há que não esquecer o seu valor nutricional. Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e baixa em açúcares, também contribui para proteger os dentes e as gengivas. Se, por um lado, as fibras só por si ajudam a eliminar resíduos de alimentos da superfície dentária, por outro, ao limitar os açúcares estamos simultaneamente a minimizar a probabilidade de desenvolver cáries. Além disso, é de evitar refeições pesadas, sobretudo se vamos ficar deitados a apanhar sol, diminuindo o ritmo da digestão, para controlar o nível de acidez que se gera na boca e no estômago e que pode danificar o esmalte dentário”, sugerem.

4. Coma gelados à sobremesa e não ao lanche

“No verão, o apetite por gelados cresce, sendo a opção predileta para muitos lanches. Contudo, é preferível comer um gelado junto com as refeições. Se ingeridos isoladamente, os gelados, por serem doces, fazem com que o pH da boca diminua, enquanto que se forem consumidos com outros alimentos tornam-se menos agressivos e a boca recupera o seu pH natural mais rapidamente, não desgastando os dentes”, acrescentam.

5. Use fio dentário diariamente

“Se o fio dentário já é recomendado ao longo do ano, nesta estação, em que andamos sempre de um lado para o outro, muitas vezes lavando os dentes apenas de manhã e à noite, revela-se indispensável. Ao fim do dia, para assegurar a correta higienização oral, acompanhe a lavagem dos dentes – que deve ter a duração de dois minutos – com o uso de um bom fio dentário, maleável e resistente, que permita limpar entre os dentes, indo até às gengivas. Preste atenção tanto aos dentes da frente como aos laterais, onde, habitualmente, se acumulam mais resíduos de alimentos”, terminam.

Além destas dicas, a Impress lembra a importância das visita semestrais ao dentista para limpeza e check-up. 


Like it? Share with your friends!