Dicas para dormir melhor no verão, mesmo se estiver muito calor à noite

Se dormir costuma ser algo complicado para muitos, nos dias de verão é ainda pior.


Nunca é agradável ficar na cama sem conseguir dormir e, com calor, ainda menos. Não existe uma fórmula mágica para resolver o problema, mas podemos adquirir pequenos hábitos que nos ajudam a aliviar a sensação e, como consequência, que nos ajudam a dormir melhor. Assim, criar uma entrada de ar, não abusar do ar condicionado e escolher a roupa certa é fundamental para dormir bem no verão. 

Estas dicas foram dadas por Javier Albares, director médico da Unidade de Sono do Centro Médico Teknon de Barcelona, à abc.

Correntes de ar e ar condicionado

“A primeira coisa é tentar manter a casa fresca durante o dia, mantendo as cortinas fechadas”, diz o médico. Além disso, quando vamos dormir, o mesmo recomenda abrir as janelas e as portas, para criar uma pequena corrente de ar. Se tivermos ar condicionado, podemos ligá-lo um pouco, para arrefecer o ambiente. Mas em relação ao uso de ar condicionado no resto da noite, o médico desaconselha, pois pode posteriormente levar a problemas no aparelho respiratório e pequenas constipações.

Roupas de algodão

“Além disso, se temos cabelo comprido é fundamental apanhá-lo e devemos sempre optar por roupas leves de algodão. O tecido natural absorve a transpiração”, diz.

Regular a temperatura corporal

Outra recomendação do médico é tomar um banho frio (não gelado) antes de dormir, para regular um pouco a temperatura corporal.


Like it? Share with your friends!