Como prevenir e combater o acne

São muitas as pessoas que se debatem com o problema do acne. Veja algumas dicas de como poderá combater as borbulhas.


acne

São muitas as pessoas que se debatem com o problema do acne. Apesar de se achar que apenas os jovens adolescentes sofrem de acne, muitos adultos também têm esse problema

Desse modo e por ser algo tão vulgar nos dias de hoje, deixamos aqui algumas dicas de como poderá combater as borbulhas que teimam em aparecer no seu rosto.

Não espremer as borbulhas

O acne é o resultado da oleosidade em excesso de células mortas e de bactérias. Ao espremermos as borbulhas estamos a remexer neste conjunto o que poderá aumentar a infeção, inflamação e até poderá criar cicatrizes que ficaram marcadas para o resto da vida. Desse modo é importante e obrigatório que para não ter acne, não mexa e não esprema nas borbulhas.

Manter a pele limpa e hidratada

O pensamento de que a pele com acne não deve ser hidratada por ser mais oleosa, está errado. Apesar de parecer um pouco contraditório, a pele tem de se manter hidratada através de séruns, cremes e géis de silicone ou de base aquosa, sem gordura (normalmente estão indicados como “oil free”).  Este tipo de produtos, não vão deixar a sua cara oleosa, muito pelo contrário, muitos deles têm ingredientes que auxiliam no controlo da oleosidade da pele e também ajudam a regular as imperfeições da mesma. Além de hidratar a pele é sempre importante de lavar a cara com regularidade e não esquecer de remover a maquilhagem, sendo estes duas dicas essenciais.

Usar cremes indicados

Uma solução, creme ou gel com peróxido de benzoílo sozinho ou em conjunto com retinoides tópicos, são substâncias antibacterianas, já uma com ácido salicílico ou ácido glicólico, têm uma ação exfoliante. Estes são substâncias existentes nos produtos, que são essenciais para quem tem um acne mais ligeiro pois auxiliam no combate e controlo das borbulhas. É sempre importante ler os rótulos para perceber se este tipo de substâncias fazem parte composto do produto. Ainda assim este é um processo um pouco mais demorado para chegar aos resultados pretendidos.

Saber escolher os produtos de limpeza da pele

No seguimento da importância de ler os rótulos, é também essencial ver estes nos produtos de limpeza da cara. Para escolher um bom produto de limpeza é necessário escolher um que limpe a pele sem a desengordurar em excesso. Caso isso aconteça o organismo tentará compensar isto e criará mais oleosidade. É importante verificar qual o mais adequado para o seu tipo de pele e verificar também se é um gel de limpeza próprio para pele aneica.

Evitar e proteger-se da poluição

A poluição tende a estragar e a influenciar a nossa pele, deste modo deve, sempre que possível, evitar este tipo de ambientes. Para além deste ambiente, também se deve distanciar do fumo do tabaco e de poeiras e evitar ambientes húmidos e quentes. Contudo, caso não seja possível evitar estes pontos referidos, também existem cremes protetores contra a poluição e que hidratam a sua pele.

Reduzir e eliminar certos alimentos

Ainda que não esteja comprovado cientificamente, os especialistas acreditam, que alimentos como o chocolate, os fritos e as azeitonas, prejudicam a pele gerando borbulhas. Contudo, há alimentos, mais concretamente os lacticínios provenientes de animais que foram alimentados e induzidos a hormonas e a massa, que criam picos glicémicos. Estes picos e estas hormonas consequentemente contribuem para o aparecimento e até agravamento de acne. Deste modo é aconselhado que elimine ou reduza o consumo destes alimentos.