Colesterol no limite. Baixe os níveis com estas quatro dicas

O colesterol é um dos fatores de risco mais conhecidos para a ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, que podem levar à morte.


No mundo, o colesterol alto é responsável por cerca de um terço de todas as patologias coronárias, estimando-se que provoque 18% do total das doenças cerebrovasculares (nomeadamente AVCs), 56% do das doenças isquémicas cardíacas e aproximadamente 4,4 milhões de mortes, representando cerca de 7,9% do total, conforme explica um artigo publicado no site do hospital CUF. 

Estima-se que cerca de 68,5% dos portugueses tenha níveis de colesterol iguais ou superiores a 190 mg/dl. E cerca de um quarto dos portugueses regista colesterol de risco elevado (>240 mg/dl) e 45,1% apresenta risco moderado (190-239 mg/dl). 

Segundo o portal Tua Saúde, os níveis elevados de colesterol ocorrem sobretudo como consequência do consumo de uma dieta abundante em gorduras saturadas e hidrogenadas e a um estilo de vida sedentário.

Eis, de acordo com o Tua Saúde, quatro dicas para reduzir o colesterol:

1. Pratique exercício físico

Atividades cardiovasculares como corrida, natação, ou bicicleta, são excelentes para diminuir o colesterol mau (LDL) na corrente sanguínea. Deve treinar no mínimo, 30 minutos, três vezes por semana. 

2. Coma alimentos ricos em fibra

Alimentos ricos em fibra solúvel, como grãos integrais, farelos de aveia, cevada e leguminosas, contribuem para absorver o excesso de colesterol no intestino e expeli-lo do corpo.

3. Beba chá preto diariamente

O chá preto contém teína, substância similar à cafeína que ajuda a combater as placas de gordura que se instalam no organismo. Beba três chávenas por dia. 

4. Ingira gorduras saudáveis

As gorduras saturadas, abundantes no bacon, presunto e em outros produtos de charcutaria e as hidrogenadas que abundam nos alimentos processados, aumentam os índices de colesterol LDL. Todavia, o consumo de gorduras saudáveis, que incluem as monoinsaturadas presentes no azeite extra virgem e os ácidos gordos ómega-3, presentes no peixe, diminuem o colesterol mau e aumentam o bom (HDL).


Like it? Share with your friends!