Vinagre de sidra ajuda a perder peso, reduz o apetite e o colesterol

Todos estes aspectos já foram estudados pela ciência.


O vinagre de sidra é um tipo de vinagre feito a partir de maçãs fermentadas. Nos últimos tempos, tornou-se num ‘elixir’ do emagrecimento e do bem-estar, mas também da limpeza doméstica natural. A sua ingestão pode ser feita de várias maneiras – num shot diluído em água, em tempero para saladas, entre outros. 

Três funções do vinagre de sidra, segundo a ciência

Perda de peso

De acordo com um estudo publicado na Bioscience, Biotechnology & Biochemistry, consumir vinagre de sidra todos os dias pode levar à perda de peso, redução da gordura abdominal, menor circunferência da cintura e menos triglicerídeos no sangue. Mais especificamente, o estudo descobriu que aqueles que consumiram 1 colher de sopa de vinagre durante um período de três meses perderam 2,6 quilos, e aqueles que consumiram 2 colheres de sopa perderam 3,7 quilos no mesmo período.

Redução do apetite

Um estudo francês de 2016, realizado em roedores, descobriu que os distúrbios metabólicos causados por uma dieta rica em gordura são bloqueados ao tomar vinagre de sidra, que provou ter um efeito saciante. Segundo a pesquisa, adicionar vinagre de sidra às dietas ricas em gordura de alguns ratos foi capaz de diminuir significativamente a ingestão de alimentos pelos animais.

Redução do colesterol

De acordo com um estudo publicado no Pakistan Journal of Biological Sciences, ratos não diabéticos alimentados com uma dieta com vinagre de sidra verificaram uma redução significativa do colesterol LDL (o colesterol mau associado a doenças cardíacas) e um aumento no HDL (o tipo bom).


Like it? Share with your friends!