Quatro alimentos com elevado teor de açúcar, e que provavelmente não sabe

À primeira vista, estes alimentos podem ser vistos e comercializados como sendo pobres em gorduras, naturais ou integrais. Contudo, e apesar de todas essas qualidades, podem também conter um elevado teor de açúcar, por vezes 'disfarçado' com nomes como melaço ou néctar de agave.


O consumo excessivo de açúcar pode provocar o aumento de glicose no sangue, o que é altamente prejudicial sobretudo para quem sofre de diabetes e de outras doenças metabólicas.

Se está preocupado com a quantidade de açúcar que pode estar a ingerir, mesmo sem saber, a CNET divulgou uma lista de quatro alimentos surpreendentes que apresentam um elevado teor da substância. 

1. Iogurte

Dependendo no tipo de iogurte, comer este alimento logo ao pequeno-almoço pode equivaler à ingestão de 15 gramas de açúcar – que corresponde a mais de metade da dose diária recomendada. 

A verdade é que muitos iogurtes, sobretudo magros e light, contêm quantidades surpreendentes de açúcar. 

2. Bebidas vegetais alternativas ao leite

Evitar o consumo de lacticínios pode parecer uma opção saudável, porém algumas bebidas vegetais estão repletas de açúcar. Opte pelas variedades sem açúcares adicionados. 

3. Sopas embaladas

As sopas embaladas são para muitos uma opção prática e saudável, mas apesar de conterem vegetais e alguma proteína, algumas são ricas em açúcar. 

Os especialistas recomendam que quando possível opte por preparar uma sopa caseira ou que analise com cuidado o rótulo do alimento. 

4. Manteiga de amendoim

Manteigas à base de frutos secos, tais como de amendoim ou de amêndoa são uma excelente fonte de gorduras saudáveis. Mais ainda são deliciosas – podendo barrá-las no pão, comer juntamente com fruta ou mesmo à colher. Todavia, preste muita atenção! Certas marcas têm na sua composição açúcares processados e óleos hidrogenados que impactam negativamente na saúde. 


Like it? Share with your friends!