Muito além da cafeína. Jamais volte a beber café sem este ingrediente…

Sinta a energia!


Se pretende sentir-se mais alerta e melhorar o desempenho tanto físico como mental, então o café e o bicarbonato são a combinação ideal, conforme reporta um estudo dinamarquês, realizado por investigadores da Universidade de Copenhaga, e divulgado no site da Globo Esporte. 

A publicação aponta que a pesquisa apresentada no Journal of the International Society of Sports Nutrition analisou os efeitos positivos das duas substâncias no organismo quando ingeridas ao mesmo tempo.

Primeiro, é necessário ter em conta que existem dois tipos de fadiga, nomeadamente a central e a periférica. A central tem origem no sistema nervoso e a periférica engloba um componente muscular. 

Ou seja, se por um lado é de conhecimento geral que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central. Por outro lado, o bicarbonato é um sal capaz de neutralizar os radicais ácidos, sendo assim capaz de retardar a fadiga periférica. 

Durante o estudo, e de acordo com o Globo Esporte, alguns voluntários ingeriram 400mg de cafeína e 30g de bicarbonato de sódio, entretanto a outros foi administrado um placebo.

Após uma hora, os indivíduos foram submetidos a um teste físico. Os dados apurados pelos cientistas identificaram uma melhoria de aproximadamente 23% no teste nos indivíduos que tinham consumido cafeína e bicarbonato previamente à realização da avaliação, e comparativamente a quem tinha tomado o placebo.


Like it? Share with your friends!