Mito ou facto: Faz mal comer banana à noite?

Rica em potássio, fibras e vitaminas a banana é uma fruta extremamente saudável - mas será que pode ser ingerida a qualquer hora do dia?


A banana promove o ótimo funcionamento do sistema digestivo e dos rins, faz bem ao coração, contraria o processo de envelhecimento devido ao seu elevado teor de antioxidantes e a sua riqueza nutricional torna esta fruta ideal para ser consumida antes ou depois da prática de exercício físico, conforme explica um artigo publicado no site Mundo Boa Forma. 

Por outras palavras, pode e deve comer uma banana diariamente.

Contudo, e tendo em conta o facto de ser um alimentos igualmente rico em hidratos de carbono, será que é aconselhável ingeri-lo à noite?

Segundo a nutricionista norte-americana Keri Gans, pode sim comer banana à noite isto porque o alimento, promove o sono e o descanso por ter na sua composição minerais – potássio e magnésio – que operam como relaxantes naturais para os músculos do corpo. 

Ou seja são esses mesmos tão temidos hidratos de carbono que contribuem para deixar a pessoa sonolenta.

Mais ainda, é por isso mesmo que a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos afirma que o jantar ou a ceia devem incluir alimentos ricos em hidratos e em proteína, fontes de triptofano.

Os carboidratos promovem a produção de serotonina no cérebro. Este químico está associado a sensações como felicidade, calma e relaxamento, ao mesmo tempo que acentua a capacidade de atuação do do triptofano, substância esta que promove a sonolência. 


Like it? Share with your friends!