Estes vegetais melhoram a saúde dos vasos sanguíneos, confirma estudo

As couves de bruxelas, os brócolos e a couve-flor podem ter um impacto significativo na saúde.


Vegetais crucíferos, como brócolos, couve de bruxelas ou couve-flor podem ser a chave para melhorar a saúde dos vasos sanguíneos. Quem o diz são os investigadores da Edith Cowan University (ECU), na Austrália, num estudo publicado no British Journal of Nutrition.

Os cientistas analisaram dados de 684 mulheres australianas recrutadas em 1998. Os resultados mostram que aquelas que comem mais de 45 gramas de vegetais crucíferos por dia são 46% menos propensas a acumular cálcio na aorta.

Os problemas nos vasos sanguíneos afetam artérias e veias e podem restringir o fluxo sanguíneo por todo o corpo. O acúmulo de depósitos de cálcio gorduroso na aorta é um marcador importante de doenças nos vasos sanguíneos. É também o maior causador de ataques cardíacos e derrames.

“Em estudos anteriores, identificamos que aqueles com uma maior ingestão desses vegetais tinham um risco reduzido de ter um evento de doença cardiovascular clínica, como um ataque cardíaco ou derrame, mas sabíamos o motivo”, disse a investigadora principal Lauren Blekkenhorst, citada pela Study Finds. 

“Um nutriente particular encontrado abundantemente em vegetais crucíferos é a vitamina K, que pode estar envolvida na inibição do processo de calcificação que ocorre nos nossos vasos sanguíneos”, explica Blekkenhorst.


Like it? Share with your friends!