Come muitas cenouras? Atenção, pode ficar com a pele cor de laranja

Sim, leu bem.


Carotenemia -, é este o nome dado à condição pouco conhecida e que, apesar de esteticamente ser algo bizarra, não é perigosa, explica um artigo médico divulgado no site do hospital CUF. 

As cenouras são ricas em betacaroteno, substância convertida pelo organismo em vitamina A, essencial para, por exemplo, a saúde dos olhos, reduzindo o risco de formação de cataratas, de degeneração macular, além de proteger a visão do sol.

Todavia, o consumo excessivo de carotenoides – moléculas de tonalidade entre o vermelho e o amarelo, nas quais estão alimentos abundantes em betacaroteno, como as cenouras – podem sim ter consequências menos positivas para a saúde… salienta a CUF. 

Quando a ingestão de carotenoides ultrapassa a dose diária recomendada de 30 miligramas, então pode ocorrer a estranha alteração da coloração da pele, denominada de carotenemia.

Sintomas

A condição, deixa a pele alaranjada, sobretudo nas palmas das mãos, plantas dos pés e no nariz.

Trata-se de um problema mais comum nas crianças, porém a carotenemia pode manifestar-se em qualquer faixa etária.

A CUF sublinha ainda que apesar de ser visualmente estranha, a carotenemia geralmente não está ligada a condições de saúde graves.

Tratamento

O tratamento é deveras simples. Basta diminuir o consumo de alimentos ricos em carotenoides, que além da cenoura se encontram na abóbora, batata doce, meloa, manga, damasco, papaia, acerola, espinafres, couve e brócolos. 

Contudo, pode levar alguns meses até que a pele volte à tonalidade normal.


Like it? Share with your friends!