Cinco hidratos de carbono dos quais não precisa de ter ‘medo’

Nem todos os carboidratos são maus para a cintura.


Os hidratos de carbono tornaram-se na ovelha negra da família dos macronutrientes. Mas a verdade é que os carboidratos saudáveis desempenham um papel crucial em permitir que o seu corpo funcione bem – podem ajudar na regulação do peso, composição corporal e até mesmo na redução do risco de diabetes tipo 2.

Assim, apresentamos-lhe cinco hidratos de carbono dos quais não precisa de ter ‘medo’:

Aveia

Um estudo descobriu que substituir cerca de 5% dos seus carboidratos diários por aveia pode aumenta o metabolismo e diminui significativamente a acumulação de gordura. 

Quinoa

A quinoa é uma semente que contém 32 gramas de carboidratos saudáveis numa porção de 1 chávena cozida. Ideal para quem segue uma dieta ‘glúten free’.

Grão de bico

O grão de bico é uma leguminosa versátil que oferece uma série de benefícios à saúde. Tem baixo índice glicémico e contêm amilose, um amido resistente que se digere lentamente, ajudando a prevenir picos de açúcar no sangue. Como outras leguminosas, o grão de bico pode fazer parte de um plano de dieta bem-sucedido para perda de peso. 

Lentilhas

Por porção, as lentilhas são uma das principais proteínas de origem vegetal, vindo logo atrás do tofu e do tempeh. As lentilhas também têm uma dose saudável de fibra alimentar, cerca de 8 gramas por porção. 

Batatas doces

A batatas doce é carregada de fibras, por isso é digerida lentamente, mantendo o açúcar no sangue estável e sentindo o corpo saciado por mais tempo. 


Like it? Share with your friends!