Olá, chamam-me gengibre e sou uma planta herbácea originária do sudeste asiático. Dei-me a conhecer à Europa na altura das Cruzadas, mas só cheguei a Portugal no reinado de D. João III (1521-1557) pela mão dos mercadores que faziam a rota das Índias.
Apesar da beleza da flor que me coroa, é na raiz que reside a importância que as pessoas me atribuem.
Este é um resumido cartão de visita de uma especiaria mundialmente apreciada não só pelas suas propriedades no uso culinário, como pelas virtudes terapêuticas que encerra.
Utilizado ancestralmente nas medicinas chinesa e a ayurvédica para tratar maleitas tão diversas como gripes ou indigestões, existem diversos benefícios do gengibre e as suas propriedades curativas estão a ganhar força num mundo em que cada vez mais pessoas procuram alternativas naturais para a cura ou prevenção de doenças.
Mas, afinal de contas, quais são os benefícios do gengibre para a saúde? É a esta pergunta que vamos dar resposta nas linhas seguintes.
Benefícios do gengibre para a saúde
Reforço do sistema imunitário
Rico em vitamina C e detentor de propriedade, o gengibre quando tomado sob a forma de infusão reforça o sistema imunitário e mantém as constipações à distância. Para além da vitamina C, as suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias ajudam no combate de doenças respiratórias como a asma ou a bronquite e minimiza os efeitos da artrite reumatoide.
Pela mesma ação, considerando que a celulite é uma inflamação dos tecidos adiposos, se consumido com regularidade, conseguirá uma pele mais lisa.
Ajuda a perder peso e queima toxinas
Como bom termogénico que é, o gengibre transforma em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação mantendo o metabolismo acelerado. Para além de precioso auxiliar na perda de peso, esta especiaria estimula as enzimas do fígado o que ajuda o corpo a libertar mais toxinas.
Regula a pressão arterial
Devido a sua capacidade de adaptação no corpo, o gengibre pode regular a pressão em pessoas que possuem pressão arterial alta. Isto acontece porque atua de modo a inibir a formação de placas de gordura nos vasos, aumentando a sua elasticidade e favorecendo a circulação.
Combate a azia e os gases intestinais
O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Este chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 chávena de água e o ideal é que sejam ingeridas 4 chávenas de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.
Atenua o efeito das ressacas
Como já tínhamos visto mais acima, pela sua ação desintoxicante e promotora da digestão, um chá de gengibre pode ser um auxílio extra nos dias de ressaca ao ajudar a eliminar o álcool e diminuir os enjoos.
Estimulante sexual
Entre as diversas áreas da saúde, uma das mais negligenciadas é a saúde sexual. Pois bem, uma das imensas vantagens do gengibre reside aqui. Utilizado, desde a antiguidade, como afrodisíaco natural, a ingestão desta planta aumenta o fluxo sanguíneo nos órgãos sexuais e é promotor da lubrificação feminina e suporte da função erétil.
Previne o cancro do cólon do reto
O gengibre também atua na prevenção de cancro do cólon do reto, pois possui uma substância chamada 6-gingerol (responsável pelo sabor picante e adocicado) que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.
De relembrar que este tipo de cancro atinge mais de 80 mil portugueses numa média de 19 casos por dia.
Reduz náuseas e vómitos
Meia colher de café com raspas de gengibre pela manhã ajuda a reduzir náuseas e vómitos.