Quais os benefícios do ananás para a minha vida?

Originário do continente americano, rapidamente conquistou o seu lugar nas mesas de todo o mundo. Fique a conhecer os benefícios do Ananás.


benefícios do ananás

Originário do continente americano, o “tropical” ananás rapidamente conquistou o seu lugar nas mesas de todo o mundo graças não só devido ao seu sabor adocicado, como pelas suas propriedades naturais que ajudam a reduzir e prevenir algumas doenças crónicas e até alguns tipos de cancro.

Podemos debater se o ananás na pizza é ou não “válido”, mas o que é inegável que o seu consumo traz imensos benefícios para a nossa saúde.

Sabe o que é este pitoresco fruto pode fazer pela sua qualidade de vida? Se não sabe, fique connosco e venha provar os benefícios do ananás.

Benefícios do ananás

• Facilita a digestão e combate a artrose

Como todas os frutos frescos proveniente das plantas da família das bromeliáceas, o ananás contém um grupo de enzimas digestivas chamado bromelina que facilitam o processo digestivas ao quebrarem as cadeias de proteínas a serem digeridas.

Isto acaba por ser particularmente importante em pessoas que sofram de insuficiências a nível do pâncreas.

Além de ajudar na digestão, a enzima bromelina tem propriedades anti-inflamatórias  pode ajudar a combater os sintomas e dor associados à inflamação provocada por vários tipos de artrose. De igual modo, a bromelina tem uma atuação proactiva na recuperação de lesões desportivas, traumáticas inflamações ligamentares, musculares e tendões.

• Reforça o sistema imunitário e potencia a produção de energia

Particularmente rico em vitamina C, magnésio e potássio, o ananás apresenta, igualmente, propriedades essenciais para o reforço do sistema imunitário e é potenciador da absorção de ferro pelo organismo.

Este fruto fornece, ainda, antioxidantes como a flavonóides ácidos fenólicos cuja ação protege o organismo da presença de radicais livres diminuindo, deste modo, o impacto negativo destes no sistema imunitário.

A presença das vitaminas A e K, de fósforo, zinco, cálcio e tiamina (uma forma de vitamina B) são determinantes na produção de energia.

• Benefícios anticelulíticos e emagrecimento

O ananás favorece a mobilização de depósitos de gordura. Atua sobre as fibras proteicas que envolvem a celulite, promovendo a sua eliminação. Por esta razão, a bromelina, enzima quer está no centro desta eliminação de celulite, é utilizada pela indústria de cosméticos na composição de cremes anticeluliticos.

Comemos, normalmente, a parte mais “mole” do ananás, mas aquela parte central mais dura e rica em fibras tem propriedades laxativas que são úteis em curas de emagrecimento.

• Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de cancro

Uma vez mais a bromelina. A ação desta enzima estimula a morte das células cancerígenas e potencia a atividade dos glóbulos brancos.

Esta proteção é particularmente eficaz em casos de cancro colorretal, cancro da pele, cancro da mama e cancro gastrointestinal.

• Beneficia o sistema respiratório

Para além de todos os benefícios decorrentes da presença de bromelina no ananás que já referimos, esta enzima também possui propriedades mucolíticas, antialérgicas e anti-inflamatória. O que beneficia as patologias respiratórias, como sinusite, rinite, asma e bronquite.

• Aumenta a absorção dos antibióticos

A ingestão de ananás eleva a eficácia dos antibióticos, em especial nos casos de infeções graves. A toma de ananás com o antibiótico não só potencia a ação deste último, como pode, inclusive, fazer com que possa reduzir a dose de antibiótico que está a fazer.


Like it? Share with your friends!