Batalha alimentar: Clara de ovo ou ovo inteiro?

Depende dos seus objetivos...


A clara do ovo é rica em proteínas, mas pobre em calorias, gordura e colesterol – tornando-a num bom alimento para a perda de peso. Também podem beneficiar aqueles que têm altos requisitos de proteína, mas precisam de controlar a ingestão de calorias, como atletas, por exemplo.

No entanto, em comparação com os ovos inteiros, as claras isoladas têm défice de outros nutrientes.

Os ovos inteiros contêm uma grande variedade de vitaminas, minerais, proteínas extra e algumas gorduras saudáveis.

Além disso, apesar do seu elevado teor de colesterol, uma análise não encontrou nenhuma ligação entre a ingestão de ovos e o risco de doença cardíaca. De facto, a mesma revisão observou que comer um ovo por dia pode reduzir o risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral.

Além disso, os nutrientes encontrados nos ovos têm sido associados a uma série de benefícios à saúde. As gemas de ovo também são uma fonte rica de dois antioxidantes importantes – luteína e zeaxantina – que ajudam a prevenir a degeneração ocular e as cataratas. 

Comer ovos inteiros também faz com que se sinta mais saciado, promovendo a perda de peso.

No entanto, se estiver a seguir uma dieta muito rigorosa em calorias ou tiver um histórico familiar de colesterol alto e doenças cardíacas, as claras de ovos podem ser uma opção mais saudável.


Like it? Share with your friends!