Alimentos que auxiliam na digestão

A digestão é um processo realizado pelo nosso organismo, bastante complexo. Conheça os alimentos que auxiliam no processo da digestão.


alimentos digestão

A digestão é um processo realizado pelo nosso organismo, bastante complexo, onde os alimentos que ingerimos, são por sua vez transformados em pequenas partículas e absorvidas para a corrente sanguínea. Contudo, muitas pessoas sofrem de uma má digestão e sofre de sintomas como azia, vómitos, náuseas, flatulência, diarreia, refluxo, dor no estômago, entre outros. Esta pode ser provocada por diversos fatores como os alimentos que são consumidos, dado que todos os alimentos são processados de maneira diferentes, sendo uns mais fáceis de digerir que outros.

Para ajudar com este problema de má digestão, deixamos a sugestão dos seguintes alimentos que ajudam e facilitam o processo da digestão.

Papaia e Ananás

Tanto a papaia como o ananás são dois frutos que contêm enzimas digestivas (bromelina e papaína), que por sua vez auxiliam o nosso organismo a digerir as proteínas. Estas ajudam o inchaço abdominal, a obstipação e alivia sintomas como o intestino irritável. Para um melhor efeito aconselhamos que as consuma maduras.

Kiwi

Continuando nas frutas, o Kiwi também é um alimento que ajuda na digestão. Este tem um composto vegetal com o nome de actinídea que tem como função ajudar a quebrar as moléculas de proteína, que por sua vez ajudará na digestão.

 Os laxantes naturais que estão presentes neste fruto melhoram também a obstipação, a prisão de ventre ou quando o intestino não está normal em relação ao funcionamento da evacuação.

Peixe e Carne magros

De uma maneira geral todos os alimentos que tiverem menos gordura são de mais fácil digestão e a carne e o peixe não são exceção. Peixes como a dourada, o robalo, a pescada, entre outros e carnes como peru, coelho ou frango, são pobres em gorduras, o que fará com que o esvaziamento gástrico seja mais rápido, o que significa que estes estarão menos tempo no estomago.

Miso

O Miso é nutriente tradicional da cozinha japonesa, feito através da fermentação essencialmente de sal e grão de soja. Este, por ser um produto da fermentação, contem bactérias que são um grande auxiliar na saúde intestinal, pois é rico em probióticos que facilitam a digestão.

Vegetais cozidos

Os vegetais, principalmente cozidos, são alimentos que facilitam a digestão dado que o processamento dos mesmos não provoca tanto esforço para digerir os compostos presentes nestes alimentos.

O facto de os vegetais estarem cozidos, a sua textura altera-se e facilita tanto o ato de mastigar, como a digestão, dado que com a cozedura, as paredes celulares e as fibras das células são mais fáceis de quebrar.

Gengibre

O gengibre é um alimento muito conhecido essencialmente nas dietas detox, pois este tem particularidades que aceleram ligeiramente o metabolismo. Composto por antioxidantes e anti-inflamatórios, auxilia em relação ao processo digestivo pois ao acelerar o metabolismo, torna a digestão mais rápida. Para além disso também é um alimento que alivia alguns sintomas relacionados com a má digestão, como dor no estômago, a flatulência, a azia e ainda o refluxo. Deste modo este alimento é de facto bastante benéfico para quem procura alimentos que ajudem a melhorar o processo da digestão.


Like it? Share with your friends!