As caminhadas fazem bem à saúde?

As caminhadas regulares são um fantástico catalisador para uma vida saudável. Descubra todas as suas vantagens.


Caminhadas

O exercício físico, como prática regular, complementado por uma alimentação equilibrada é um excelente catalisador de uma vida saudável. Por isso, a resposta à pergunta “as caminhadas fazem bem à saúde?” só pode ser afirmativa.

Para além de ser um tipo de exercício físico simples e completo, 30 minutos de caminhada diária ajudam a combater o sedentarismo e promovem o contacto com a natureza. Contudo, também aumentam a competência cardiovascular e ajudam a prevenir várias doenças.

Porém, para que as caminhadas se assumam como uma fonte de vantagens para a saúde e bem-estar, é recomendável que, antes de começar a andar a pé, tome algumas precauções.

Antes do primeiro passo, deve dirigir-se ao seu médico de família para a uma avaliação da sua condição física. Só depois de um parecer positivo, pode começar a preocupar-se com o segundo parâmetro da lista: o calçado.

Nem todos os tipos de calçado são indicados para caminhar. Fatores como a leveza, a flexibilidade e a capacidade de amortecimento da sola, devem pesar na compra de um calçado de desporto.

O conforto do calçado deve ser transposto para a roupa que utilizar. Preferencialmente escolha roupas de tecidos não sintéticos apropriados ao tipo de clima.

Já vestido e calçado, chega a altura de escolher um percurso que seja regular (de modo a evitar lesões) e que se adequem aos objetivos a que se propõe com as caminhadas (controlar o peso, fortalecer os músculos, etc.). Comece por caminhadas curtas e vá aumentando a duração de forma progressiva e sem colocar em causa a sua saúde.

Agora basta-lhe fazer exercícios de aquecimento durante 5 a 10 minutos, fator importante, e por os pés na “estrada”. Quando acabar a caminhada, caminhe mais devagar por cinco a dez minutos e alongue para descontrair.

Vantagens das caminhadas

Cumprir com os requisitos mencionados anteriormente, é garantia que a sua saúde vai passar a beneficiar de algumas das seguintes vantagens:

Reduz o risco de problemas cardiovasculares

Os exercícios aeróbios como as caminhadas aumentam a capacidade de fornecer e utilizar o oxigénio nos músculos, o que lhes garante um bom funcionamento. Permite ainda que haja um aumento do fluxo sanguíneo, que ajuda a preservar a integridade das veias e artérias, dificultando o depósito de gordura na parede dos vasos. Desta forma, reduz os riscos de mortalidade por doença cardiovascular.

De igual modo, uma caminhada de 30 minutos de elevada intensidade pode elevar o HDL-colesterol (“colesterol bom”), reduzir o colesterol total e os triglicerídeos.

Ajuda a controlar o peso

O exercício físico é uma das melhores formas de manter o metabolismo ativo e assim evitar, por exemplo, ganhar peso. No caso da caminhada, 30 minutos, em ritmo acelerado, permite a perda de cerca de 150 kcal.

Reforça o sistema imunitário

O hábito de caminhar regularmente torna mais eficaz a resposta do sistema imunitário aquando da época das gripes e constipações. 20 minutos diários de caminhada, cinco vezes por semana, pode prevenir algumas gripes.

Aumenta a densidade óssea

Caminhar com passos rápidos previne a osteoporose. Assim, contribui para o aumento da densidade óssea em todo o esqueleto, estejam os ossos envolvidos com sustentação do peso ou não.

Reduz o risco de diabetes

Estudos mostram que o exercício regular reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 independentemente do grau de adiposidade. Uma caminhada de leve a moderada intensidade, em conjunto com leve perda de peso e dieta saudável, diminui em 50% o risco de indivíduos com intolerância à glicose evoluírem para diabetes.

Melhora a qualidade do sono

O exercício aumenta a produção de hormonas como a melatonina o que ajuda na regulação das rotinas de sono. Uma caminhada diária, de preferência de manhã, ajuda a regular o ritmo biológico e a dormir melhor.

Melhora os estados de humor

Uma das vantagens das caminhadas é a melhoria dos estados de humor. As caminhadas reduzem momentos de tensão e raiva. O que origina um acréscimo da vitalidade, vigor e clareza. Estão igualmente associados benefícios nos tratamentos de depressão e ansiedade.


Like it? Share with your friends!