Desportos de combate: benefícios e onde encontrar


Desportos de combate
Desportos de combate

Normalmente associados a algo violento, os desportos de combate não são, contudo, como o imaginário popular (muito influenciado pelos filmes de Holywood) os pintam.

Todos eles, sem excepção, orientam-se por regras de conduta muito rígidas e, quando praticados sob a orientação de mestres e professores, têm um impacto muito positivo sobre a nossa saúde física e mental.

E não se pense que este é um universo exclusivamente masculino. O número de mulheres no desporto de combate está a aumentar, especialmente nas modalidades de judo, boxe e lutas amadoras.

Menino ou menina, venha connosco descobrir os benefícios dos desportos de combate e onde começar a praticar um das muitas modalidades que estes oferecem.

Benefícios dos desportos de combate

Quando praticado com conta peso e medida, o desporto é um excelente catalisador de uma vida mais saudável. Os desportos de combate não são excepção.

Perda de peso, alívio do stress e melhoria da saúde cardiovascular, são apenas alguns dos benefícios da pratica regular de uma modalidade de combate.

Contudo, antes de se iniciar num dos muitos desportos de combate existentes, o praticante deve consultar um médico e explicar ao professor quais são os seus problemas preexistentes.

Eis alguns dos principais benefícios da prática de um desporto de combate:

• Aumenta a flexibilidade, desenvolve a coordenação motora e corrige a postura corporal;

• Promove o bem-estar, alivia o stress acumulado e assume-se como um excelente canal para a libertação de sentimentos negativos como a raiva ou a frustração;

• Promove hábitos de vida mais saudáveis. O desempenho de um praticante de desportos de combate está diretamente ligado a uma boa alimentação e a ciclos de sono regulados, daí a sua necessidade em torna-se mais consciente e tender a controlar os excessos;

• Para além da melhoria da saúde cardiovascular, os desportos de combate contribuem para o controlo da hipertensão, dos valores de colesterol e da gastrite;

• Melhora a agilidade e apura os sentidos. O praticante de um desporto de combate aprende a estar sempre alerta e a desenvolver reflexos mais rápidos;

• Como a maioria das modalidades de combate trabalha a zona abdominal e lombar, bem como os músculos superiores e inferiores, esta é uma excelente forma de perder peso e tonificar a musculatura;

• Desenvolve a auto-estima e promove o autocontrolo;

• Ao invés da musculação, por exemplo, as modalidades de combate trabalham um alargado leque de músculos;

• Desenvolve a disciplina. Cada modalidade rege-se por regras de conduta rígidas não só no que diz respeito ao comportamento individual, como no respeito pelo outro;

• Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, tanto homens como mulheres.

Onde praticar

Com a crescente consciencialização da população para a prática desportiva, o número de ginásios e clubes em Portugal a oferecerem desportos de combate aumentou exponencialmente.

Do mais tradicional boxe aos mais “exóticos” kempo e muay thai, a oferta é generosa e adequa-se às necessidades e gostos de cada um.

Para além dos espaços físicos, todos os exemplos que deixaremos abaixo disponibilizam aulas online que permitem, mesmo a quem se encontre confinado, a prática regular do desporto de combate da sua eleição.

– Solinca

Nos clubes Solinca há duas formas de praticar desportos de combate: na modalidade em que se mistura o muay thai e kickboxing e na zona, o Fight Zone, dedicada apenas às lutas como boxe, kickboxing, karaté ou muay thai.

Guimarães, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Maia, Matosinhos e Brag são algumas das cidades onde pode encontrar estes clubes.

– Arena Faro

Kickboxing, boxe, kempo, judo, muay thai, são algumas dos desportos de combate que se podem encontrar nos mais 500m2 deste espaço localizado na capital do Algarve. Dispõe de 4 áreas para aulas de grupo, uma dedicada aos treinos dos mais pequenos e ainda uma área para trabalho cardio e força.

O praticante pode optar por frequentar aulas de grupo que decorrem em horários específicos durante do dia ou, dado que o Arena Faro, poderá estabelecer o seu próprio horário semanalmente, assim como dispor de acompanhamento personalizado, caso o pretenda.

Não há limite de idade nem de sexo.

– 1Fight

Neste “clube de fitness pensado para a prática de desportos de combate e outras modalidades” localizado na Av. Da República em Lisboa, temos acesso, entre outras, de aulas de kickboxing, boxe, crossfight (mistura luta com um treino que segue o modelo HIIT, com luta), jiu-jitsu, muay thai, MMA ou krav maga.

Para além destas modalidades, o clube lançou a Miss Fight, aula que de desporto de combate para mulheres que, além de trabalhar os grupos musculares mais importantes para as mulheres, mistura a componente de luta.

– ZFortes Fight Club

Com espaços localizados em Vila Franca de Xira e Castanheira do Ribatejo, este espaço existe há 30 anos e foi fundada por José Fortes, o mestre que introduziu o muay thai em Portugal.

Para além, claro está, de aulas de iniciação, manutenção e competição em muay tahi, o ZFortes Fight Club disponibiliza ainda treinos de kickboxing, boxe e jiu jitsu, bem como danças e ioga.

– Holmes Place

Com clubes em vários distritos de norte a sul do país, os ginásios Holmes Place incluem no mapa de aulas algumas modalidades de combate como o Kickboxing, o Jiu Jitsu ou o Boxe.


Like it? Share with your friends!