Cinco dicas para emagrecer a fazer caminhadas. É fácil!

Caminhar é uma atividade física adequada para todas as idades e com vários benefícios para a saúde. Além, de ajudar a perder peso, contribui para a diminuição do colesterol, do risco de diabetes de tipo 2 e aumenta a densidade da massa óssea, prevenindo assim o aparecimento de doenças como a osteoporose.


A caminhada é um excelente exercício aeróbico que se possível deve ser realizado diariamente. Esta atividade pode ajudar a emagrecer (quando associada ao consumo de uma alimentação saudável), a reduzir a gordura instalada na zona da barriga e melhorar a postura, conforme explica um artigo publicado no portal Tua Saúde.

Mais ainda, a caminhada rápida pode queimar entre 300 e 400 calorias em apenas uma hora!

Cinco dicas para emagrecer a caminhar:

  • É fundamental que caminhe a um passo rápido para que alcance a chamada zona de resistência, correspondente a 60 a 70% da frequência cardíaca máxima. Ao alcançar essa meta, irá começar a transpirar e a queimar gordura:
  • Caminhe pelo menos durante 30 minutos diariamente, entre três a quatro vezes por semana;
  • Varie a intensidade e velocidade da caminhada;
  • Prefira caminhar ao ar livre ao invés de fazê-lo na passadeira. Caminhar no exterior aumenta os níveis de energia e faz com que o corpo queime mais calorias;
  • Durante a caminhada tente trabalhar o corpo inteiro. Mova os braços, contraia o abdómen, mantenha o peito ‘inchado’ e as pontas dos pés um pouco elevadas.

Dicas: previamente à caminhada alongue o corpo, preparando assim os músculos para a o exercício e diminuindo o risco de lesões. 


Like it? Share with your friends!